Com certeza, o Google, o maior gigante dos mecanismos de busca, domina o campo de busca da Internet.
Milhões de pessoas pesquisam informações no Google antes de fazer qualquer coisa, comprar, obter informações, caminhar, fazer a lição de casa ou fazer qualquer outra coisa, certo?
Para seu negócio aparecer nos resultados de pesquisa organica do google, seu site deve seguir algumas estratégias de SEO.
SEO é Otimização para motores de busca
Primeiro passo para setar uma estratégia de ranqueamento.
1. Defina qual é a palavra chave.
Para você fazer uma boa analise de palavras chave, é recomendado você utilizar uma boa ferramenta de análise de palavras chaves.
algumas delas são Google Planejador de palavras-chave, Ubersuggest e SEM Rush.
ON-Page SEO
SEO on-page é a prática de otimizar páginas individuais para obter uma classificação mais elevada e obter tráfego orgânico mais relevante. Neste artigo, você encontrará dicas diferentes sobre SEO na página:
2. Tenha nos títulos da sua página a sua palavra-chave alvo:
Sua empresa / produto pode estar na página de resultados de pesquisa do Google com a palavra-chave apropriada, levando uma grande quantidade de tráfego para seu site.
O título do conteúdo/página define o seu conteúdo e um título rico em palavras-chave tem maior peso com o Google.
Em geral, quanto mais próxima a palavra-chave estiver do início da tag de título, mais peso ela terá nos mecanismos de pesquisa.
Você pode ver isso em ação pesquisando a palavra-chave competitiva no Google.
Como você pode ver, a maioria das páginas que se classificam para palavras-chave competitivas as coloca estrategicamente no início de suas tags de título.
Embora não seja obrigatório, é valido fazê-lo, pois tornará seu site mais relevante para o que as pessoas pesquisam.
3. Use links externos:
Os links externos são a principal fonte de atrair mais atenção para o seu site. Muitas pessoas cometem o erro de não incluir links para outros sites / artigos.
Links externos mostram ao Google que o conteúdo do site é válido e informativo e ambos são requisitos vitais para o ranqueamento.
Portanto, certifique-se de que, se não estiver fazendo isso, adicione links externos a cada um de seus conteúdos.
Apenas certifique-se de que os links sejam relevantes o suficiente para o seu conteúdo e de fontes autênticas e de alta qualidade.
4. Escreva ótimas descrições meta para atrair cliques para a sua página
Meta descrições são um dos elementos mais importantes e visíveis – ao lado de sua tag de título e URL – que convencem as pessoas a clicar.
Se você deseja tráfego em seu conteúdo mais recente e de forma eficiente em seu site, certifique-se de que as meta descrições sejam atraentes e informativas.
Elas devem despertar a curiosidade do usuário dentro do limite de 150 palavras.
Lembre-se de que VOCÊ também clica em um resultado específico após ler sua meta descrição.
A mesma mentalidade se estende ao seu público. Preste atenção às meta descrições e você verá naturalmente os resultados.
5.Coloque sua palavra-chave de destino no URL
Como as palavras-chave são essencialmente a espinha dorsal do SEO na página, você precisa prestar muita atenção a elas.
Não há razão para não incluí-los em seus URLs. A inclusão tem seus benefícios. Ao assimilar a palavra-chave direcionada ao URL, você está garantindo que o Google tenha outro motivo e uma maneira de considerar seu artigo mais relevante para uma frase específica.
6. Adicione estrategicamente palavras-chave à seu conteúdo
O posicionamento estratégico de palavras-chave é fundamental para o sucesso de uma postagem e o tráfego líquido em um site.
À medida que os mecanismos de pesquisa se tornam cada vez mais refinados, não é suficiente apenas encher artigos aleatoriamente com palavras-chave e esperar que sejam relevantes nos resultados da pesquisa.
7. Postar conteúdo longo:
Estudos têm mostrado que um conteúdo mais longo ajuda a melhorar a classificação no Google. Uma meta de cerca de 2.000 palavras deve ser definida em cada artigo com um mínimo de 1.000 palavras, no mínimo. Isso resultaria inevitavelmente em tráfego de cauda longa, o que aumentaria a exposição de seu site.
Um conteúdo mais longo não apenas ajuda a adicionar mais palavras-chave, mas também dá uma ênfase natural às informações. A autenticidade de uma postagem aumenta com um texto mais longo, o que significa que o Google a reconheceria como algo mais relevante do que um texto mais curto e conciso. Como os padrões de pesquisa são sinônimos de palavras-chave de cauda longa hoje em dia, um texto mais longo também aumenta as chances de seu artigo / site estar em uma classificação mais alta do que outros
A autenticidade de uma postagem aumenta com um texto mais longo, o que significa que o Google a reconheceria como algo mais relevante do que um texto mais curto e conciso.
Ao escrever um artigo que deseja chamar a atenção das pessoas, você deve se lembrar de pesquisar bem antes de escrever a primeira palavra. Certifique-se de que todas as informações relevantes estejam disponíveis para você antes de começar. Boa pesquisa resulta em talento, o que resulta em uma escrita longa e abrangente.
Além disso, a gramática deve ser impecável. Artigos cheios de erros indicam incompetência e descuido.
A peça perfeita é elaborada e gramaticalmente precisa.
8. Aproveite as vantagens da ligação interna:
Os links internos são essenciais para diminuir a taxa de rejeição e a otimização de um site, já que são vinculados a diferentes páginas de um domínio. Quando o link juice é espalhado, os usuários / visualizadores permanecem no site por mais tempo e o tráfego do site também aumenta. Além disso, melhora a experiência de navegação do usuário.
Sem falar que também contribuirá para diminuir a taxa de rejeição do seu site.
A taxa de rejeição é medida por quantos usuários visitam apenas uma página e saem da página de entrada. Links internos fáceis e acessíveis diminuirão naturalmente, pois os usuários serão direcionados para outros artigos relevantes.
Além disso, os bots do Google são projetados para emular padrões de comportamento do usuário e avaliar seu site. Uma rede inteligente e eficiente de links nas páginas ajuda os rastreadores a encontrar regiões que não são frequentemente visitadas pelos usuários, aumentando assim a classificação do seu site.
A Wikipedia é adepta do uso de links internos, o que fica evidente sempre que você visita uma de suas páginas.
Eles adicionam links internos ricos em palavras-chave a cada entrada.
No entanto, não exagere. Eu recomendo uma abordagem mais simples (e segura); vincule a 2 a 4 postagens mais antigas sempre que publicar uma nova.
9. Otimização de imagem:
Certifique-se de que as imagens em seu site tenham nomes de arquivo que incluem a palavra-chave de destino. Além disso, a palavra-chave de destino deve fazer parte do Alt Text da imagem. Isso irá melhorar a otimização do seu artigo e também criar uma imagem mais clara para os motores de busca quanto à relevância do seu artigo / página. As imagens são um componente importante de qualquer site, pois tornam as páginas visualmente atraentes e informativas. Otimizar suas imagens deve aumentar naturalmente sua classificação. Além disso, sua imagem terá uma classificação elevada na pesquisa de imagens do Google.
10. Segmente menos competitivo – palavras-chave longtail:
Palavras-chave de cauda longa são consultas mais específicas (e geralmente mais longas) do que as palavras-chave “principais” convencionais.
Palavras-chave de cauda longa recebem menos tráfego de pesquisa, mas geralmente terão um valor de conversão mais alto, pois se concentram em um produto mais específico.
Palavras-chave de cauda longa são mais direcionadas e menos competitivas do que palavras-chave de curto prazo. Se você acabou de iniciar sua campanha de SEO para um novo site, eu definitivamente recomendo se concentrar em palavras-chave de cauda longa.
Porque?
A verdade é que você não pode ter seu novo site ranqueado com uma palavra-chave de uma única palavra. Tentar otimizar seu novo blog para ser classificado como “SEO” é dificilmente possível.
Dê uma olhada nos resultados do Google para esta palavra-chave.
Você deve desistir e sair?
Claro que não! É aqui que as palavras-chave de cauda longa e a otimização adequada da página entram em ação.
Segmente versões de cauda longa da palavra-chave “SEO”.
Por exemplo, você pode direcionar “dicas básicas de SEO para iniciantes” em sua nova campanha de SEO. Essa palavra-chave de cauda longa é menos competitiva do que “SEO”.
Duas coisas a serem lembradas são tornar a palavra-chave o mais longa possível e usar o planejador de palavras-chave do Google para encontrar uma palavra-chave relevante para referências futuras.
A questão de como melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa é muito comum, mas muitos de nós ignoram a importância das palavras-chave como um grande contribuidor para o tráfego e classificação.
11. Use palavras-chave LSI em seu conteúdo:
Palavras-chave LSI são sinônimos e variações de suas palavras-chave principais, que podem estar na forma de uma frase ou palavra. Palavras-chave de indexação semântica latente (LSI) são parte do algoritmo do Google para entender os hábitos de pesquisa do usuário e fornecer aos usuários o conteúdo de melhor qualidade para suas consultas de pesquisa.
A questão é: como você encontrará essas palavras-chave LSI?
Isso é muito simples.
Digamos que sua palavra-chave principal seja “técnicas de SEO na página”. Vá ao Google, pesquise a palavra-chave desejada e role para baixo até a área “Pesquisas relacionadas a…” na parte inferior da página.
LSI Graph e Google Trends são ferramentas que você também pode usar para esta finalidade
12. Garanta que seu site seja super rápido:
Um site lento não é ruim apenas para o usuário final, mas também para a otimização de mecanismos de pesquisa.
Assim, um site lento pode fazer com que seu site tenha uma classificação inferior nos resultados do mecanismo de pesquisa. Isso se traduz em menos visualizações de página e menos receita de anúncios ou conversões de clientes para você. Existem várias maneiras de otimizar um site para obter melhor velocidade.
Em primeiro lugar, você deve atualizar seu plano de hospedagem e repensar o plano com o qual começou quando lançou seu site pela primeira vez.
A hospedagem VPS é provavelmente a opção que você deseja escolher. Está “na nuvem”, o que significa que é distribuído por vários computadores, às vezes até centenas. É menos caro e mais flexível do que os servidores dedicados.
Compreender as solicitações HTTP é outra maneira de aumentar a velocidade do site, pois muitas solicitações invariavelmente tornam uma página lenta.
Em seguida, use o Photoshop ou Gimp para otimizar as imagens que deseja adicionar à sua página da web, pois quanto maiores as imagens, mais lenta é a velocidade do site. Você pode alterar a resolução sem sacrificar totalmente a qualidade da imagem, e isso manterá seu site interessante e sem problemas.
A confusão de plug-ins diminui significativamente o desempenho do site ao criar muitos arquivos extras, aumentando assim o tempo de carregamento.
É melhor evitar o uso de plug-ins sempre que possível e, embora não seja ideal se livrar deles completamente, existem maneiras de reduzir a contagem geral.
Revise regularmente os plug-ins e use alternativas, como adicionar links aos rodapés, sempre que possível.
Além de ocupar espaço, plug-ins desatualizados do WordPress costumam ser responsáveis por vulnerabilidades de segurança, pois é um pacote de código de terceiros.
Portanto, tente minimizar os plug-ins em termos de velocidade e segurança.
Por fim, o cache de página, em que as páginas da web armazenam dados, permite que os visitantes acessem essa página mais rapidamente, pois o banco de dados não precisa recuperar cada arquivo novamente
13. Seu site deve ser compatível com dispositivos móveis:
Os sites compatíveis com dispositivos móveis devem ser exibidos em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, de maneira amigável. Isso significa que, quando um usuário abre o site em seu smartphone, ele não precisa beliscar e aplicar zoom para ler o conteúdo e clicar nos links.
Isso o torna fácil de ler e usar em um smartphone, eliminando qualquer esforço excessivo.
A configuração recomendada do Google é o design responsivo a fluidos.
O design responsivo descreve um site que é redimensionado dinamicamente para se ajustar à largura do dispositivo ou navegador em que está sendo exibido. O design responsivo usa uma única base de código que funciona em centenas de dispositivos. Naturalmente, mais compatibilidade com dispositivos móveis significa mais espectadores, o que significa mais tráfego em seu site.
Use a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se as páginas do seu site são compatíveis com dispositivos móveis ou não.
Off-page SEO
SEO Off-page refere-se às técnicas que vão além de um website. As pessoas associam SEO off-page com link building, no entanto, é mais do que isso. As diferentes dicas relacionadas a isso são:
14. Crie apenas backlinks de alta qualidade:
Link building é a estratégia de SEO mais importante – e mais desafiadora. A verdade é que, sem backlinks de alta qualidade, seu site não será classificado para palavras-chave competitivas e de alto tráfego.
Os sites com backlinks mais valiosos e relevantes acabarão por se classificar acima dos demais. Mas, a parte complicada é como você obterá esses backlinks de qualidade? Bem, hoje vou mostrar uma das minhas táticas favoritas para obter backlinks de alta qualidade.
15. Link building Quebrado:
A tática de construção de links quebrados consiste em identificar links quebrados em sites do seu nicho de negócios. O objetivo principal é fazer com que o link quebrado seja substituído por um ativo que aponte para o seu conteúdo.
Essa técnica cria uma oportunidade significativa para o link building de SEO, porque ninguém quer ter links quebrados em seu site.
Se você encontrar links quebrados em sites relacionados topicamente, pode entrar em contato imediatamente com o proprietário do site e informá-lo sobre isso. Uma vez que você fará um favor a ele apontando um link quebrado, você também pode solicitar a substituição por um link para o seu conteúdo relevante. Claro, a substituição – o seu artigo – deve ser informativa e útil para o seu público.
Agora, a questão é: como automatizar o processo de localização de links quebrados? Você precisa de uma ferramenta para fazer isso. Na minha experiência, a melhor ferramenta gratuita para usar no link building quebrado é o Check My Links.
É uma extensão simples do Google Chrome. Primeiro, você deve instalar a extensão em seu navegador Google Chrome. Depois de instalado, ele aparecerá como um pequeno ícone de marca de seleção ao lado da barra de endereço. Ao clicar nele, ele iniciará imediatamente a varredura de todos os links de uma determinada página da web. Se um link estiver quebrado ou inativo, ele será destacado em vermelho e o erro será mostrado ao lado do texto (por exemplo, “404”).
16. Técnica Skyscraper:
A técnica Skyscraper é um método popular e eficaz, introduzido por Brian Dean, para melhorar as classificações de pesquisa e aumentar a relevância do seu site.
Envolve três etapas:
Encontre um ativo vinculável que você possa usar repetidamente, um ativo que seja informativo e incrível.
Autenticidade é o ‘nome do jogo’ aqui.
Em seguida, melhore o que existe tornando o conteúdo mais longo com palavras-chave mais relevantes.
Por fim, alcance as pessoas certas: aquelas que trabalham no seu nicho e têm sites semelhantes ao seu. Em vez de enviar e-mails frios aleatórios, é melhor chegar àqueles que realmente têm uma reputação no negócio. Vincular às páginas deles dará a você um grande impulso no tráfego.
17. Método de Guestographics:
Outra técnica de link building que usa infográficos. Com esse método, em vez de publicar um infográfico e implorar para que outras pessoas o compartilhem, você os pressiona a lançá-lo em seus sites em troca de um conteúdo exclusivo.
As etapas completas são:
Etapa 1: Publique um infográfico em seu site
Etapa 2: Encontre sites que escrevam sobre o tópico do seu infográfico
Etapa 3: Mostre seu infográfico a eles
Etapa 4: ofereça a eles conteúdo exclusivo
Etapa 5: obtenha seus backlinks contextuais em troca
18. Postagem de convidado em blogs relevantes
Os benefícios do guest blogging são claros:
- Você consegue backlinks de sites de autoridade.
- As pessoas o consideram um especialista.
- O tráfego de referência direcionado chega ao seu site.
a. Encontrar blogs para postagem de convidado por meio de strings de pesquisa do Google:
Aqui estão algumas strings de pesquisa:
– escreva-nos “o seu tópico”.
– sua palavra-chave + “guest post de”.
Digamos que seu tópico seja o assistente virtual. Vá para o Google e pesquise “assistente virtual” + “guest post de“
Além disso, você pode usar a busca reversa de imagens do Google, usar o Twitter e o Google para encontrar mais postagens e ir para alltop.com, que tem uma lista completa dos melhores blogs da rede.
b. Pesquisar seus blogueiros-alvo é importante quando você precisa separar os vencedores dos perdedores e aconchegá-los ao engajá-los no Twitter / Facebook ou por e-mail.
c. Encontre um tópico excelente e apropriado para escrever uma postagem de convidado. Por exemplo, uma postagem relacionada à carne em um blog vegano será rejeitada, então é importante saber com o que você está lidando.
d. Tenha um ótimo argumento de venda pronto para persuadir os blogueiros a permitir que você escreva para o guest post para eles.
e. A etapa final é acompanhar todos e quaisquer comentários de maneira rápida e abrangente.
19. Resposta no Quora:
Websites que dependem de tráfego para receita (editores de anúncios, sites afiliados, editores de conteúdo).
Sites que vendem produtos de informação.
Sites que vendem produtos (ferramentas de SEO, tênis infantis, moedores de café).
Blogueiros que desejam se estabelecer como uma autoridade em seus assuntos.
20. Comentários no blog
Comentar em blogs ajuda a criar backlinks, que por sua vez criam tráfego para seu blog. A maioria desses links não passam autoridade e, portanto, tem pouco valor, mas o processo ainda é útil. Para novos blogs, os comentários – conteúdo gerado pelo usuário – ajudarão a indexar um site com mais rapidez. Os comentários ajudam a direcionar o tráfego de referência para o seu blog.
No entanto, é importante postar um comentário valioso. Comentários regulares são a melhor maneira de se conectar com qualquer blogueiro pessoalmente. Embora possa levar algum tempo para criar essas conexões, você será notado pelo administrador do site e outros co-blogueiros, o que pode ser lucrativo a longo prazo.
21. Link roundups
Os resumos de links são atualizações selecionadas e organizadas de blogueiros que direcionam para seus conteúdos favoritos durante um determinado período. Roundups são relacionamentos mutuamente benéficos. É muito difícil fazer a curadoria de conteúdo, pois envolve muito trabalho. Os blogueiros que estão criando essas rodadas estão buscando ativamente conteúdo para criar um link. Você pode postar links em grupos. Com o tempo, você ganhará cobertura de arredondamento naturalmente. Depois de argumentar com o blogueiro que faz a curadoria do resumo, você deve se conectar nas redes sociais. Dessa forma, eles descobrirão suas atualizações futuras naturalmente. Eu ganhei alguns backlinks de rodadas de links.
22. Seja ativo nas redes sociais
Embora o Google não tenha muito estoque de mídia social no que diz respeito à classificação, você pode realmente melhorar a popularidade e o tráfego do seu site sendo ativo no Facebook, Google+ ou Twitter. Quanto mais você postar links para seus blogs nas redes sociais, maior será a chance de as pessoas visitarem seu blog, aumentando assim o tráfego.
23. Promova seu novo blog
Promover seus blogs é importante para que as pessoas saibam de sua existência e para melhorar o tráfego. Quanto mais você promove, melhor a relevância do seu blog é exibida e a popularidade aumenta. Antes de publicar seu novo conteúdo, entre em contato com um blogueiro influente em seu setor. Depois que seu conteúdo for publicado, compartilhe-o nas redes sociais e mencione as pessoas às quais você fez referência. Sempre que você mencionar alguém, inclua um link para o artigo de alguém e informe essa pessoa enviando um e-mail.
Com o LinkedIn, você pode entrar em uma caixa de entrada de blogueiros influentes mesmo se não tiver o endereço de e-mail deles. Entre em contato com pessoas que compartilharam conteúdo semelhante ao item que você acabou de publicar e, se possível, transforme o conteúdo em um vídeo para atrair um público totalmente diferente.
24. Fique atualizado com o algoritmo do Google
O Google atualiza seu algoritmo de pesquisa com freqüência. Por exemplo, em 23 de fevereiro de 2016, o Google fez alterações significativas no AdWords, removendo totalmente os anúncios da coluna direita e lançando blocos superiores de 4 anúncios em muitas pesquisas comerciais. Embora esta seja uma atualização de pesquisa paga, teve implicações significativas para a CTR para resultados pagos e orgânicos, especialmente em palavras-chave competitivas.
Esses tipos de mudanças devem ser entendidos para planejar uma estratégia em relação à classificação do site.
25. Siga as diretrizes do Google
Essas diretrizes de qualidade cobrem as formas mais comuns de comportamento enganoso ou manipulador, mas o Google pode responder negativamente a outras práticas enganosas não listadas aqui.
Não é seguro presumir que, apenas porque uma técnica enganosa específica não está incluída nesta página, o Google a aprova.
Crie páginas principalmente para usuários, não para mecanismos de pesquisa. Não engane seus usuários. Evite truques com o objetivo de melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Uma boa regra prática é se você se sentiria à vontade para explicar o que fez para um site concorrente com você ou para um funcionário do Google.
Outras perguntas úteis a serem feitas: “Isso ajuda meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem? ” Pense no que torna seu site único, valioso ou envolvente. Faça seu site se destacar de outros em sua área. ”
Essas diretrizes são absolutas, pois o Google é o mecanismo de busca mais popular e eficiente que existe. Enquanto você usa seus serviços, é apenas prudente seguir as diretrizes ao pé da letra.
Em quanto tempo tenho um bom ranqueamento no Google e vale a pena investir em SEO?
Muitas vezes é possível colocar o site no topo em semanas, mas pode demorar meses e até 1 ano para conseguir isso, pois exige muito estudo e dedicação, dependendo do seu nicho e também da concorrência.
Conclusão
Para concluir, as páginas da web podem muito bem ser críticas para nossos negócios e reconhecimento, mas são as palavras-chave e, mais importante, a classificação que nos torna importantes ou não.
Para manter um nome no setor, é importante que seu site seja relevante para os critérios de pesquisa do usuário.
Se você está se perguntando como obter uma classificação de um novo site, lembre-se de que os 25 métodos mencionados neste artigo são essenciais para esse fim. Resumindo, o que o Google considera significativo ou confiável é o que o público aceita.
Gostaria de complementar? Por favor, escreva na seção de comentários.
Obrigado pelo acesso.
Thiago Santos