1. Investir no seu site
Seu site é uma das partes mais essenciais do seu negócio.
É a sua casa online e onde muitos clientes em potencial buscarão informações sobre seus produtos ou serviços. Em muitos casos, seu site será a primeira impressão que sua empresa causará nos membros de seu público-alvo.
Como muitas de suas outras campanhas de publicidade on-line serão projetadas para direcionar o tráfego para seu site, seu web design pode fazer ou quebrar seu sucesso. Isso significa que seu site precisa ser eficaz para atrair e manter a atenção dos usuários e incentivá-los a realizar uma conversão.
Um site bem projetado pode fazer os visitantes quererem ficar mais tempo e mantê-los mais investidos no que sua empresa tem a oferecer. Também cria confiança com clientes em potencial. Na verdade, um estudo revelou que 94 por cento dos entrevistados não confiavam em um site por causa de certos elementos de design – então, se você não atualiza seu site há algum tempo, seus clientes em potencial provavelmente perceberão.
2. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
Seu site pode ser uma ótima ferramenta de marketing – mas apenas se seus clientes em potencial puderem encontrá-lo.
A melhor maneira de fazer isso acontecer é com a otimização de mecanismos de pesquisa ou SEO. Ao investir em SEO, você pode melhorar seu site de maneiras que o ajudem a ter uma boa classificação em mecanismos de pesquisa como o Google para pesquisas relacionadas a seus produtos ou serviços.
SEO envolve a incorporação de palavras-chave relacionadas a seus produtos ou serviços em seu site, de modo que, quando os usuários pesquisarem essas palavras-chave em motores de busca como o Google, páginas relevantes apareçam nos resultados.
Você pode identificar as melhores palavras-chave para suas páginas fazendo uma pesquisa de palavras-chave para ver o que seu público-alvo está pesquisando, bem como quais palavras-chave seus concorrentes estão almejando. Você deseja escolher palavras-chave que serão usadas pelo seu público-alvo e que irão atraí-los para o seu site.
Você pode melhorar o SEO de seu site publicando conteúdo original em torno de suas palavras-chave alvo, bem como ganhando links de outros sites oficiais online. Com a estratégia certa, você tem potencial para melhorar suas classificações, obter mais tráfego e gerar mais leads e conversões.
O objetivo do SEO é colocar seu site no topo da primeira página de resultados. Idealmente, você deseja estar nas três primeiras posições porque elas recebem a maioria dos cliques. Na verdade, os três primeiros resultados recebem 35% dos cliques no desktop e 31% no celular.
SEO é uma ótima ferramenta para ajudar a anunciar sua empresa para clientes em potencial. Investir em SEO pode aumentar sua exposição, tráfego de pessoas e taxa de conversão. Leva tempo, mas os resultados podem valer a pena para o seu negócio.
3. Publicidade paga por clique (PPC)
Pay-per-click, ou PPC, é um modelo de publicidade online que permite colocar anúncios nos resultados de pesquisas para palavras-chave específicas. Enquanto o SEO se concentra em obter classificações por meio de conteúdo e otimização, o PPC essencialmente permite que você pague pela colocação de suas palavras-chave alvo.
Se você é novo no PPC, o Google Ads é o melhor lugar para começar, pois permite que você coloque anúncios nos resultados de pesquisa do Google.
O PPC funciona em um sistema de leilão no qual você seleciona palavras-chave alvo e, em seguida, compete com outros anunciantes para colocar anúncios nos resultados de pesquisa para essas palavras-chave. Se seu lance estiver entre os mais altos e a qualidade do seu anúncio for relevante, você obterá um posicionamento acima dos resultados de pesquisa orgânica – e se alguém clicar, você pagará o valor do lance.
Uma das maiores vantagens do PPC é que (como o nome indica), você só paga quando os usuários clicam no seu anúncio. Isso significa que você não precisa se preocupar em desperdiçar seu orçamento com pessoas que não estão interessadas em seu negócio ou ignorar seus anúncios.
Esse recurso torna o PPC uma das estratégias de publicidade na Internet mais poderosas para as empresas hoje.
O PPC também é uma estratégia de publicidade eficaz porque pode começar a gerar resultados no minuto em que você lança uma campanha. Ao contrário do SEO, que leva tempo, o PPC pode criar vendas e conversões imediatamente. Por exemplo, uma estratégia de marketing de HVAC que usa PPC pode começar a gerar chamadas telefônicas imediatamente, como para solicitações de manutenção, serviços de emergência e muito mais. Essa é a receita imediata para esse negócio!
PPC também funciona bem em combinação com SEO, porque a combinação dos dois dá ao seu negócio várias oportunidades de aparecer nos resultados de pesquisa. Quando as pessoas pesquisam palavras-chave relacionadas a seus produtos ou serviços, você deseja que elas vejam sua empresa nos resultados de pesquisa.
Se você ainda não está se classificando organicamente, o PPC é uma ótima maneira de alcançá-los – e se você já está classificando organicamente, você tem a chance de aparecer em dois locais diferentes na página de resultados.
E se você está se perguntando se os anúncios PPC são uma forma eficaz de gerar tráfego e conversões, a resposta é sim. De todos os resultados da página, os três primeiros locais pagos recebem 46% dos cliques. Isso indica que quase metade dos usuários clicará em anúncios PPC.
No geral, o PPC é um canal de publicidade online eficaz que pode funcionar dentro de qualquer orçamento e aumentar sua visibilidade online. E se você fizer parceria com um gerente de campanha PPC experiente, pode ser exatamente o que você precisa para expandir seus negócios e aumentar sua receita.
4. Marketing de mídia social
Sites de mídia social como Facebook, Twitter e Instagram apresentam grandes oportunidades para alcançar e se conectar com seu público-alvo. É por isso que esses sites estão se tornando rapidamente algumas das melhores maneiras de anunciar online.
A mídia social é um ótimo lugar para anunciar porque há muitos consumidores nessas plataformas. Na verdade, oitenta e um por cento dos adultos americanos têm um perfil de mídia social – o que significa que há grandes chances de que pelo menos parte do seu público esteja ativo nas redes sociais.
Você também pode usar plataformas de mídia social para veicular anúncios para sua empresa.
As plataformas sociais permitem que você selecione seu público com base em informações demográficas padrão, como idade, sexo e localização, bem como opções avançadas como interesses e comportamentos. Isso permite que você alcance os usuários com maior probabilidade de fazer parte de seu público-alvo e maximize seus resultados com cada campanha.
Por exemplo, se você dirige uma empresa de nova ou local, pode usar a mídia social para direcionar os usuários dentro de sua área de serviço. Sua campanha publicitária local pode ir ainda mais longe, focando em dados demográficos de seu público-alvo, como situação conjugal, idade e sexo, para construir um anúncio melhor.
Uma das maiores vantagens de usar a mídia social para publicidade é o custo relativamente baixo.
Na verdade, cinquenta por cento dos profissionais de marketing B2B consideram a mídia social uma opção de “muito” ou “um pouco” de baixo custo para publicidade – então, se você está procurando uma estratégia de publicidade econômica para alcançar novos clientes, a mídia social é algo considerar.
5. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de anunciar indiretamente sua empresa aos consumidores, fornecendo-lhes informações úteis ou interessantes. Você pode criar conteúdo na forma de blogs, vídeos, infográficos e praticamente qualquer formato online.
Independentemente do seu setor, publicar conteúdo original é uma maneira extremamente eficaz de se conectar com seu público-alvo. Quando você compartilha informações que seus clientes e clientes em potencial consideram interessantes, é muito mais provável que eles confiem em sua marca.
O marketing de conteúdo também pode estabelecer sua empresa como uma autoridade e construir sua reputação online. Quando seu público-alvo vê você publicando novas informações de forma confiável em seu setor, eles terão a confiança de que você é um líder em seu campo.
Para ter sucesso com o marketing de conteúdo, você deve manter uma programação regular de publicações.
As empresas que postam 16 vezes ou mais por mês têm quatro vezes mais tráfego do que as empresas que postam poucas vezes por mês. Isso pode parecer um compromisso difícil e demorado, mas pode ser facilitado em parceria com uma agência de serviços de redação publicitária.
O conteúdo escrito não é o único caminho que você pode seguir – você também pode criar conteúdo na forma de gráficos originais.
Elementos visuais podem chamar a atenção dos usuários e, quando combinados com informações interessantes, podem fazer com que eles desejem passar mais tempo em seu site. Além disso, infográficos são fáceis de compartilhar nas redes sociais, o que significa que aumentam as chances de seus visitantes compartilharem um link de seu site com seus seguidores.
Se você quiser dar um passo adiante, os vídeos são uma das maneiras mais eficazes de envolver os visitantes. Criar conteúdo de vídeo original pode ser um pouco mais trabalhoso do que escrever uma postagem em um blog ou projetar um gráfico, mas quando bem feito, os resultados para o seu negócio podem ser significativos.
O marketing de conteúdo é um dos melhores métodos de publicidade online porque pode apoiar outros esforços de marketing e publicidade, como mídia social, pesquisa paga e até SEO. É por isso que as empresas fazem do conteúdo uma parte central de sua estratégia.
6. Email marketing
O marketing por email é uma das formas mais antigas de marketing digital, mas ainda assim uma das estratégias de publicidade e técnicas de marketing mais eficazes. Ao usar o e-mail, você pode alcançar membros individuais de seu público-alvo diretamente em suas caixas de entrada.
Os e-mails são uma ótima maneira de se conectar com seus clientes atuais e potenciais. Você pode enviar newsletters, informações sobre novos produtos ou serviços e ofertas personalizadas para diferentes segmentos de seu público.
Como resultado, o e-mail é um canal extremamente econômico (por isso é uma das melhores maneiras de anunciar online). Na verdade, para cada real gasto em e-mail, você tem o potencial de ganhar um ROI de R$44.
Obviamente, atingir esse alto potencial significa testar e melhorar continuamente seus e-mails ao longo do tempo – mas uma das maneiras de rastrear rapidamente seus resultados é incorporar a personalização.
Os e-mails personalizados aumentam a CTR em 14%. Isso ocorre porque os usuários sentem que o conteúdo do e-mail é direcionado especificamente para eles.
Algumas ótimas dicas incluem personalização, linhas de assunto atraentes e incluindo conteúdo animado.