Como o marketing digital pode oferecer sucesso ao seu negócio no ano de 2021?
Parte do principio de Marketing, que é a pratica de identificar e satisfazer as necessidades do cliente.
Esta é a tarefa mais importante para os negócios, já que um marketing bem-sucedido podem gerar leads inbound e atrair um grande tráfego de clientes.
Como conduzir um negócio com marketing digital?
De modo geral, marketing digital se refere a quaisquer métodos de marketing realizados por meio de dispositivos eletrônicos online! Celular ou Computador.
Afinal, todas as pessoas estão conectadas em uma rede que nunca se desliga. A Internet!
Você pode fazer uma venda a qualquer momento.
No processo de realização de marketing digital, uma empresa pode aproveitar sites, mecanismos de pesquisa, mídia social, vídeo, e-mail e canais semelhantes para alcançar clientes.
De startups a negócios corporativos, uma abordagem de marketing digital pode levar a benefícios comerciais significativos.
A estratégia de marketing digital bem-sucedida geralmente envolve uma combinação de vários métodos, incluindo publicidade online, otimização e marketing de mecanismos de pesquisa, marketing e gerenciamento de mídia social e criação de conteúdo, entre outros.
Existem diferentes maneiras de conduzir o marketing digital?
O marketing digital é um termo amplo que abrange muitos canais para promover interesses comerciais em clientes em potencial. Dependendo das necessidades e objetivos do negócio, existem inúmeras maneiras de conduzir o marketing digital. Não é um exercício simples.
Os métodos comuns para conduzir o marketing digital, que todo negócio online tem:
Search Engine Optimization (SEO) –
SEO é a prática de melhorar a classificação nos principais motores de busca para aumentar o tráfego online.
Search Engine Marketing (SEM) –
o SEM aproveita a publicidade online paga para aumentar a visibilidade do site nos mecanismos de pesquisa.
SEM é frequentemente usado em conjunto com o SEO.
Pay-Per-Click (PPC) – PPC é um método online de publicidade em que uma empresa só paga por seus anúncios quando uma pessoa clica neles.
Social Media Marketing (SMM) –
SMM é a prática de usar canais de mídia social para promover produtos ou serviços comerciais.
O uso de influenciadores de mídia social, muitas vezes referido como marketing de influenciador, é predominante no SMM.
Email Marketing –
o marketing por email permite que as empresas enviem conteúdo promocional de marca diretamente para clientes em potencial por email.
O uso de boletins informativos automatizados é comum neste contexto.
Marketing de afiliados – o marketing de afiliados é um exercício baseado em desempenho que permite o compartilhamento de receita e compensação de pagamento por venda (PPS) em uma rede comum.
Marketing de conteúdo – o marketing de conteúdo se refere à publicação e distribuição de materiais de texto, vídeo ou áudio para clientes online. Blogs, vídeos e podcasts são formas comuns de as empresas se engajarem no marketing de conteúdo.
Publicidade nativa – a publicidade nativa envolve a combinação de materiais de marketing em um meio, tornando a mensagem subjacente e os objetivos de marketing igualmente importantes. O conteúdo patrocinado, no qual uma empresa publica seu próprio conteúdo em um site diferente, é um método comum de publicidade nativa.
Como a lista acima indica, existem várias maneiras de executar uma estratégia de marketing digital. Para a maioria das empresas, o marketing de entrada de sucesso envolve o uso e a aplicação de vários métodos de marketing digital.
Que benefícios posso obter com o marketing digital?
Dada a diversidade de métodos de marketing digital, há um conjunto igualmente diverso de benefícios disponíveis para benefícios de compreensão digital. Em um nível abrangente, o marketing digital permite que as empresas alcancem os clientes durante as atividades cotidianas, como digitalização de mídia social, leitura de artigos online, assistir a vídeos, etc.
Quando os clientes são expostos ao marketing dessa forma natural e regular, pode gerar um variedade de benefícios comerciais.
Mais especificamente, o marketing digital pode ajudar as empresas a alcançar qualquer um ou todos os seguintes benefícios:
Alcance global – ao contrário dos métodos tradicionais, o marketing digital não está necessariamente vinculado a uma área geográfica específica. A Internet está disponível para clientes em todo o mundo. Isso permite que as empresas comercializem e vendam para clientes que moram em um estado ou país diferente, removendo muitas barreiras tradicionais à entrada.
Baixo custo de entrada – para alcançar o alcance global do marketing digital por meio dos canais tradicionais, haveria um preço alto associado. Por outro lado, certos aspectos do marketing digital podem ser alcançados com um pequeno investimento de tempo e recursos. Por exemplo, até mesmo pequenas empresas ou startups podem criar um site, gerenciar mídias sociais e publicar blogs sem quebrar o banco.
ROI mensurável – para maximizar os lucros, as empresas devem avaliar cuidadosamente o retorno sobre o investimento (ROI). Com o marketing tradicional, o ROI pode ser difícil, às vezes impossível, de medir. Por outro lado, o marketing digital fornece visibilidade em tempo real da eficácia de cada campanha, permitindo que os líderes de negócios tomem decisões bem informadas para gerar receita e aumentar o lucro.
Melhor segmentação – o marketing digital permite que as empresas visem dados demográficos muito específicos de clientes em potencial. Ao envolver os clientes em uma determinada geografia, indústria ou canal social, as empresas têm uma chance muito maior de atingir seu público-alvo.
Adaptabilidade dinâmica – as estratégias de marketing digital são extremamente maleáveis e flexíveis, permitindo que as empresas ajustem o curso quando necessário. Ao contrário das campanhas de marketing tradicionais de longo prazo, as empresas podem ajustar seus esforços digitais dinamicamente, permitindo pivôs rápidos quando necessário para concretizar oportunidades comerciais.
Conexão imediata – antes de fazer uma compra, os clientes modernos geralmente conduzem pesquisas online e avaliam comentários. A primeira etapa desse processo geralmente começa com um mecanismo de pesquisa. Desta forma, as empresas com estratégias desenvolvidas de SEO, SEM e PPC podem se conectar imediatamente com os clientes.
Construção de relacionamento – O surgimento da mídia social a transformou em uma plataforma de comunicação dominante para muitos grupos demográficos de clientes. Além disso, os clientes desejam cada vez mais interagir com as empresas em seus termos e em sua plataforma preferida. Como resultado, as empresas que se engajam em práticas eficazes de SMM podem construir relacionamentos de longa data e leais com clientes atuais e potenciais.
Empresas de todas as formas e tamanhos podem obter benefícios poderosos por meio do uso eficaz de métodos de marketing digital.
Além disso, o custo do marketing digital pode ser adaptado a cada negócio específico, eliminando muitas barreiras à entrada de métodos tradicionais.
Com tantos benefícios disponíveis para praticamente qualquer orçamento, faz sentido por que tantas empresas estão tendo sucesso com os esforços de marketing digital.
Quanto o marketing digital custará ao meu negócio?
A resposta simples é que existe uma estratégia de marketing digital para cada orçamento. A flexibilidade das estratégias de marketing digital traz benefícios para praticamente todos os tamanhos de empresa, de pequeno a grande porte. Com uma gama tão ampla de métodos e estratégias, não é possível fornecer um preço único para o marketing digital.
Marketing digital básico – Startups e pequenas empresas geralmente não têm um grande orçamento disponível para marketing digital. Portanto, essas empresas se concentram em métodos de baixo custo, normalmente aproveitando sites, blogs e mídias sociais para gerar receita a um preço baixo. O custo do marketing digital básico pode ser de várias centenas de reais por mês.
Marketing digital intermediário – empresas de médio porte tendem a estabelecer fluxos de receita e a capacidade de gastar mais em marketing digital. É aqui que SEO, SEM, PPC e marketing por email começam a prevalecer. O custo do marketing digital intermediário pode ser de vários milhares de reais por mês.
Marketing Digital Avançado – Grandes empresas ou empresas usarão o marketing digital de uma maneira abrangente e geralmente global. Essas empresas tendem a desenvolver estratégias na maioria dos canais de marketing digital. Essas empresas costumam gastar recursos substanciais desenvolvendo uma estratégia de marketing digital em muitos canais disponíveis. O custo do marketing digital avançado pode chegar a dezenas de milhares de reais por mês.
Conforme demonstrado acima, o custo do marketing digital varia muito com base no tamanho da empresa, receita e metas.
As empresas menores geralmente começam com uma estratégia básica e desenvolvem métodos intermediários ou avançados.
Em última análise, é possível para quase todas as empresas criar e implementar uma estratégia de marketing digital que atenda às suas necessidades e orçamento.
Como faço para criar e implementar uma estratégia de marketing digital?
O processo de criação e implementação de uma estratégia de marketing digital envolve muitas etapas e considerações necessárias.
Nesse contexto, é fundamental dedicar tempo e recursos ao planejamento e à criação.
Informações, análises e pesquisas coletadas durante o planejamento e a criação podem ter um impacto tremendo durante a implementação.
É verdade que cada empresa tem necessidades e objetivos únicos.
Da mesma forma, a criação e implementação de uma estratégia de marketing digital mudará de empresa para empresa.
Mas, na prática comum, muitas empresas empregam um processo semelhante para criar e implementar uma estratégia de marketing digital, conforme descrito abaixo.
Identificar metas de marketing – A primeira etapa neste processo envolve a identificação de metas específicas, como impulsionar vendas, gerar leads, construir o reconhecimento da marca ou aumentar o número de assinantes.
Solidificar o Processo de Vendas – Para maximizar os benefícios do marketing digital, é necessário entender o processo de vendas digital e exatamente como os clientes farão compras digitais.
Isole os clientes-alvo – a criação de um público-alvo forte com personas de comprador refinadas ajuda a isolar os clientes ideais para comprar bens ou serviços comerciais.
Escolha os canais de marketing – Armados com um público-alvo e personas do comprador, é importante identificar os melhores canais de marketing digital para alcançar os clientes ideais.
Definir benchmarks claros – Para avaliar uma estratégia de marketing digital, é aconselhável estabelecer benchmarks claros para o sucesso e medir o progresso ao longo do caminho.
Faça os ajustes necessários – depois de criar e implementar uma estratégia de marketing digital, é importante monitorar o progresso em direção às metas e ajustar conforme necessário.
Uma estratégia de marketing digital eficaz deve levar em consideração as necessidades e objetivos individuais do negócio em questão. Conseqüentemente, uma estratégia de marketing digital que funciona para uma pequena loja “familiar” provavelmente é inadequada para uma marca global. A boa notícia é que o marketing digital oferece uma ampla gama de métodos, canais e estratégias. Portanto, empresas de praticamente qualquer tamanho e em qualquer setor podem alavancar o marketing digital com grande efeito.